Ir para o conteúdo

TIE-Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo

Linhas de Trabalho

24 de Dezembro de 2012, 22:00 , por Bertoni - | No one following this article yet.
Áreas de atuação de TIE-Brasil

Liberdade e Autonomia Sindical

25 de Dezembro de 2012, 22:00, por Bertoni - 0sem comentários ainda

A mais importante linha de trabalho de TIE-Brasil é a Liberdade e Autonomia Sindical, pois são elas que garantem aos trabalhadores o direito de se organizar livre e democraticamente, sem a intervenção do Estado, Patrões, Religiões ou de Partidos Políticos.

TIE-Brasil promove vários seminários e encontros para discutir como os Trabalhadores podem apoiar e defender a aprovação de uma Legislação Sindical que atenda aos seus interesses, aumente a democracia, o pluralismo e o papel preponderante das bases e das Organizações nos Locais de Trabalho.

Sem uma nova Legislação Sindical, os Trabalhadores brasileiros continuarão sob o jugo de leis fascistas copiadas da legislação de Mussolini.

Fazer a Reforma Sindical é democratizar e fortalecer os sindicatos brasileiros, pois a partir dela o importante será o tamanho da organização dos Trabalhadores de base e não o tamanho da língua ou da conta bancária do dirigente sindical.

 



MCPP - Mapeamento Comparativo dos Processos Produtivos

25 de Dezembro de 2012, 22:00, por Bertoni - 0sem comentários ainda

O MCPP é a base metodológica de todo o Trabalho desenvolvido por TIE-Brasil.

O Mapeamento Comparativo dos Processos Produtivos foi desenvolvido em parceria com o Movimento Sindical Brasileiro e permite aos trabalhadores conhecerem os processos produtivos nos quais estão envolvidos e recuperar seu saber operário. Os Trabalhadores passam então a intervir nos processos produtivos de forma qualificada facilitando os processos de negociação e ampliando as conquistas dos Trabalhadores.

O MCPP também é base para distintos Cursos de Formação Contínua elaborados de acordo com as demandas específicas dos sindicatos brasileiros e estrangeiros.

Além dos brasileiros, sindicatos argentinos, chilenos, espanhóis, holandeses, marroquinos, mexicanos, russos, entre outros, fazem do MCPP seu principal instrumento de organização dos Trabalhadores em seus locais de Trabalho.

PLR

PLR ou Participação nos Lucros e Resultados. O que é isso?

Flexibilização dos salários ou participação no "bolo" da empresa?

Até onde vai a tal da participação nos resultados?

O que é preciso saber para negociar PLR?

Estas e outras perguntas vão sendo respondidas pelos próprios trabalhadores ao longo do Curso de Formação Contínua "Participação nos Lucros e Resultados" - CFC PLR, baseado no Mapeamento Comparativo dos Processos Produtivos.

No curso de PLR Trabalhadores de base e líderes sindicais manejam técnicas de coleta de dados, negociação e organização dos trabalhadores que permitem a defesa dos interesses dos Trabalhadores e a participação destes no processo de negociação do PLR.

Saúde

Há anos o movimento sindical se vê envolvido em um debate entre aqueles que dividem as lutas em defesa da saúde do Trabalhador em medidas"preventivas" e aqueles que defendem medidas "curativas". Para TIE-Brasil e os sindicatos com quem trabalhamos este debate está equivocado.

A Saúde do Trabalhador é fruto de todo um sistema de relações e organização do trabalho e da produção. Portanto, para discutí-la e atuar em defesa dos Trabalhadores é preciso saber concretamente onde e como trabalhamos. Sindicatos, Comissões de Fábrica dos Trabalhadores e Comissões Internas e Prevenção de Acidentes - CIPAs precisam romper com as barreiras legais existentes e atuar em conjunto.

As atividades promovidas por TIE-Brasil, baseados no MCPP, estimulam esta atuação conjunta ao criar espaço para que os representantes dos Trabalhadores de níveis diferentes possam debater e defender a democracia nos locais de trabalho e nas entidades sindicais.

Na prática este trabalho todo se traduz no Curso de Formação Contínua - CFC Saúde, baseado no MCPP, onde a discussão não se resume apenas em ter ou não ter saúde, estar ou não estar doente, fundar ou não associações de lesionados, mas sim como democratizar  as organizações sindicais e melhorar os processos produtivos de forma que os mesmos não sejam danosos para os Trabalhadores.

Publicações

Em 2008, TIE-Brasil sistematizou toda a informação disponível naquele momento, publicada durante as 2 décadas anteriores, e editou os livros Mapeamento Comparativo dos Processos Produtivos - Resgatando o Saber Operário como Instrumento de Ação Sindical nos Locais de Trabalho.

Em português são dois livros impressos que podem ser adquiridos através do telefone 41 3121-6878 ou pelo e-mail tie@tie-brasil.org

Em espanhol e  inglês há versões digitais que podem ser acessadas em:

Libro 1: http://tie-brasil.com.br/documentos/tie-brasil/mcpp-1-texto-esp.pdf

Libro 2: http://tie-brasil.com.br/documentos/tie-brasil/mcpp-2-presentaciones-esp.pdf

Book 1: http://tie-brasil.com.br/documentos/tie-brasil/mcpp-1-text-eng.pdf

Book 2: http://tie-brasil.com.br/documentos/tie-brasil/mcpp-2-presentations-eng.pdf

MCPP-1-texto-esp.pdf



Software Livre, Linux e Tecnologia Nacional

25 de Dezembro de 2012, 22:00, por Bertoni - 0sem comentários ainda

Em 2005 TIE-Brasil adotou o Kurumin Linux como sistema operacional de todos os computadores do escritório. Junto com ele adotou também o navegador (browser) Mozilla-Firefox, o gerenciador de e-mails Mozilla-Thunderbird e os aplicativos da suíte integrada de escritório BrOffice baseada no OpenOffice.org.

Atualmente, usamos Kubuntu 14.04 LTS e a suíte de escritório LibreOffice.org.

Nossa página web está hospedada em servidores Linux e rodando com aplicativos desenvolvidos exclusivamente em Software Livre.

Tanto na página web como em nossas atividades divulgamos nosso apoio ao software livre e estimulamos as pessoas a adotarem soluções de código-fonte aberto e livres.

Blogoosfero

Desde 2011 TIE-Brasil participa ativamente do desenvolvimento e divulgação do Blogoosfero, a plataforma de comunicação livre (redes sociais, provedor de blogs, sites, etc) criada a partir da cooperação entre o movimento de Blogueir@s e a Comunidade do Software Livre. O Blogoosfero é desenvolvido em software livre 100% brasileiro.

Desde maio de 2012 o site de TIE-Brasil está hospedado no Blogoosfero.

Software Livre

Sempre que possível mostramos como é fácil, rápido e prático usar o Linux, inclusive abrindo arquivos gerados em aplicativos de outros sistemas operacionais.

O Software livre permite ao usuário saber exatamente o que suas máquinas estão fazendo, bem como permite controlar todo o processamento de informações, com segurança, sem precisar pedir e pagar licença para empresas monopolistas e manipuladoras de informação.

Conhecimento não se vende. Se transmite.

Liberdade não se compra.

Use software livre você também!!!



Indústria da Transformação do Cacau

24 de Dezembro de 2012, 22:00, por Bertoni - 0sem comentários ainda

Em um dos mais belos estados do Brasil encontramos uma parcela da elite mais atrasada do país.

A repressão ao movimento sindical é direta e indireta.

TIE-Brasil e o Sindicacau de Ilhéus trabalham em conjunto para mudar esta situação, fortalecer o movimento sindical regional e democratizar as relações trabalhistas na região.

Duas são as frentes de trabalho: os cursos de formação contínua sobre  Mapeamento Comparativo dos Processos Produtivos e os intercâmbios internacionais, onde busca-se organizar os Trabalhadores em seus locais de Trabalho, assim como interligar as ações sindicais em distintos países onde a indústria de transformação do cacau está instalada.

Comunidades virtuais foram criadas para auxiliar a organização dos Trabalhadores. Duas delas estão no Blogoosfero:

Sindicacau: http://blogoosfero.cc/sindicacau

Cacao Workers: http://blogoosfero.cc/cacao-workers



Transportes e Indústria Automobilística

24 de Dezembro de 2012, 22:00, por Bertoni - 0sem comentários ainda

A indústria automobilística exerce forte influência na economia brasileira.

É neste setor da econômia que são implantados os novos instrumentos da reestruturação industrial no país e no mundo. Além disso o produto dessa indústria - o automóvel - é motivo de intenso debate sobre o presente e o futuro dos transportes.

As atividades de TIE-Brasil desenvolvidas em conjunto com a CNM-CUT, CNTM-FS, Sindicatos de Base, Comissões de Fábrica e, mais recentemente, com a CNTT-CUT, visam debater a organização nacional dos Trabalhadores no setor, seu papel na sociedade brasileira e sua responsabilidade para com a mesma.

Dos debates ocorridos em três grandes encontros nacionais no setor (Automóveis, Autopeças e Caminhões e Ônibus) surgiu uma nova agenda sindical e a necessidade de debater o problema de transportes de forma articulada entre aqueles que produzem os equipamentos de transportes (metalúrgicos) e aqueles que os usam (aeroviários, ferroviários, metroviários, portuários e rodoviários) para prestar o serviço de transporte a população.

Isso representa um avanço tanto no plano econômico quanto no sindical, já que os trabalhadores buscam ocupar o seu espaço no planejamento e desenvolvimento econômico do país ao mesmo tempo que rompem na prática com o corporativismo que há décadas divide e enfraquece os trabalhadores no Brasil.

Ford

A Ford mantém no Brasil três fábricas geograficamente distantes.

Os Trabalhadores na Ford procuraram em TIE-Brasil o apoio para desenvolver o intercâmbio de informações entre Trabalhadores de base.

O trabalho de TIE-Brasil consiste aqui na organização de encontros nacionais e internacionais dos Trabalhadores na Ford e estimular os contatos diretos entre os Trabalhadores nesta empresa, seja no Brasil ou no exterior.

Todas as etapas de organização dos encontros são exaustivamente discutidas entre os Trabalhadores na Ford e TIE-Brasil, garantindo assim o comprometimento de todos e um forte intercâmbio de informações.

Das atividades realziadas com os companheiros que trabalham na Ford, uma das mais produtivas foi o Encontro Internacional dos Trabalhadores na Ford, realizado em 2005, no Brasil e que contou com a participação de trabalhadores na Ford de todo o mundo. Contudo os maiores impactos foram causados na Rússia. Os participantes russos ao voltarem a seus país de origem, estimulados pelas informações e exepriências adquiridas no Brasil, simplesmente montaram o maior e principal sindicato de Trabalhadores da Rússia, o MPRA - Sindicato Interregional dos Trabalhadores na Indústria Auto da Rússia.

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz também mantém três fábricas no Brasil geograficamente distantes umas das outras.

O Curso de Formação Contínua (CFC) dos Trabalhadores na Mercedes-Benz Brasil elaborado por TIE-Brasil e aprovado no Encontro Nacional dos Trabalhadores na MBB atende a uma velha reivindicação dos Trabalhadores na MB - possibilitar o intercâmbio de informações e a articulação de ações conjuntas. No CFC juntou-se troca de informações, formação e ação concreta. Os Trabalhadores que participam do curso saem aptos tanto para a ação sindical quanto para participar na formação de novos companheiros em seus locais de trabalho.

Volkswagen

A VW possui filiais em distintos estados do Brasil. TIE-Brasil ajuda os companheiros da VW a articular contatos internacionais e nacionais, assim como participe de encontros nacionais dos Trabalhadores na VW e realiza atividades de formação on-demand.

Uma das atividades de formação mais produtivas é o CFC MCPP - Curso de Formação Contínua Mapeamento Comparativo dos Processos Produtivos, que tem possibilitado os companheiros da VW a negociar novas contratações e resolver problemas de faltqa de mão-de-obra nas distintas plantas da empresa no país.

Além disso TIE-Brasil em parceria com TIE-Moscou facilita a comunicação entre os Trabalhadores na VW do Brasil e da Rússia.



Alimentação

24 de Dezembro de 2012, 22:00, por Bertoni - 0sem comentários ainda

A indústria de Alimentação é um dos setores mais importantes para a Humanidade.

Todos sabemos que podemos viver sem certos "avanços tecnológicos", mas sem alimentos ninguém vive.

Apesar de toda sua importância, este é um dos setores onde reinam algumas das piores condições de trabalho e salário na América Latina.

Isso contribue fortemente para a manutenção da pobreza "alimentada" pela desigualdade e injustiça.

TIE-Brasil dá especial atenção aos Trabalhadores deste setor. Com eles realizamos diversas atividades regionais como os Encontros Internacionais dos Trabalhadores na Alimentação, assim como atividades específicas e locais, onde se procura aumentar a participação dos Trabalhadores de base na vida sindical, nos processos de negociação e organização, visando uma ação conseqüente que leve ao fim da pobreza, da injustiça e desigualdade.



Tratados de Livre Comércio

24 de Dezembro de 2012, 22:00, por Bertoni - 0sem comentários ainda

Os Tratados de Livre Comércio - TLCs - são peças fundamentais no processo de globalização econômico-financeira.

Criticá-los apenas não basta! É preciso estudá-los a fundo para poder elaborar propostas de acordo com os interesses dos trabalhadores.

TIE-Brasil (em convênio com a FEM-CUT de São Paulo) desenvolveu o Curso de Formação Contínua "Os Trabalhadores e a ALCA" permitindo a Trabalhadores de base e líderes sindicais regionais estudar o tema e elaborar uma proposta dos trabalhadores em relação a ALCA e os TLCs. Estes mesmos companheiros passam, depois do curso, a fazer a multiplicação deste debate em seus locais de trabalho promovendo seminários nas fábricas, bairros, escolas, igrejas, etc.

TIE-Brasil promove encontros e seminários municipais, estaduais e nacionais sobre o tema permitindo o amplo e fraterno debate entre trabalhadores nas mais diversas categorias profissionais da diferentes regiões do Brasil e da América Latina.

TIE-Brasil também faz monitoramento de notícias sobre ALCA e TLCs, fazendo com que as mesmas cheguem aos trabalhadores.