Ir para o conteúdo

TIE-Brasil

Tela cheia

Quem Somos

3 de Maio de 2012, 21:00 , por Bertoni - | No one following this article yet.
Visualizado 897 vezes

Transnationals Information Exchange

O trabalho de TIE - Transnationals Information Exchange é orientado ao estabelecimento de laços de comunicação e cooperação entre os Trabalhadores e as suas organizações sindicais, principalmente em nível de base.

TIE impulsiona a democratização dos sindicatos, os debates sobre as novas estratégias sindicais e a construção de capacidade de ação nos locais de trabalho.

TIE se propõe a participar na tarefa coletiva de construção de um conhecimento que parta dos próprios Trabalhadores, que seja guia e estímulo para a ação diante da poderosa ofensiva, promovida pelas empresas e governos, que ameaça acabar com os direitos e conquistas históricas dos Trabalhadores.

TIE centra a sua atenção nas formas que essa ofensiva patronal assume nos locais de trabalho: as novas estratégias empresariais de exploração e controle do trabalho, a flexibilização laboral, as novas tecnologias informatizadas, etc.

Para dar uma resposta adequada a esses problemas e desafios, os Trabalhadores e as suas organizações devem partir das suas próprias idéias e elaborar propostas alternativas de desenvolvimento., TIE realiza Cursos e Atividades que criam espaços de debate que possibilitam a construção de um conhecimento de Trabalhadores para Trabalhadores.

O financiamento de atividades se realiza com o aporte dos seus integrantes, de companheiros e organizações de Trabalhadores, que se identificam com o trabalho desenvolvido por TIE.

TIE colabora com toda organização sindical e social disposta a defender os princípios de pluralismo, internacionalismo, democracia, autonomia e respeito mútuo, como base, da defesa conseqüênte dos direitos e interesses dos Trabalhadores.

TIE desenvolve o seu trabalho na área de formação sindical, organizando visitas de intercâmbio de informações e experiências, seminários e conferências internacionais nos quais discutem-se as tendências de desenvolvimento dos sindicatos, as novas estratégias de administração e gerenciamento das empresas e o papel dos Trabalhadores nestes processos.

Através do seu trabalho em diferentes regiões do mundo, TIE conseguiu acumular uma rica experiência na área de formação popular e sindical. TIE também promove o intercâmbio de metodologias e introduz os métodos de treinamento que eram praticamente desconhecidos pela maioria da população dos países onde atua.

Atualmente TIE-Brasil mantém parcerias com mais de 100 sindicatos (ou grupos sindicais) brasileiros e suas estruturas verticais que representam mais de 37 categorias profissionais de todo o país.