Ir para o conteúdo

TIE-Brasil

Voltar a TIE-Brasil
Tela cheia Sugerir um artigo

10º Fórum de Governança da Internet (IGF) será em João Pessoa, PB

4 de Junho de 2015, 15:57 , por Bertoni - | No one following this article yet.
Visualizado 103 vezes

A Paraíba vai sediar a 10ª Reunião Anual do IGF – Internet Governance Forum, evento patrocinado pela ONU – Organização das Nações Unidas.

O evento está programado para acontecer em João Pessoa, de 10 a 13 de novembro 2015. A informação foi confirmada pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, Claudio Benedito Silva Furtado, que participou do 9º Internet Governance Forum, realizado em Istambul, na Turquia, de 2 a 5 de setembro de 2014, representando o estado da Paraíba.

O tema principal deste ano é “Conectando continentes para aprimorar a governança multissetorial da Internet”.  A missão do IGF é discutir políticas públicas relacionadas aos elementos-chave da governança da Internet a fim de fomentar a sustentabilidade, a segurança, a estabilidade e o desenvolvimento da rede, incentivando o engajamento dos stakeholders e a participação dos usuários diários. Durante os quatro dias de encontro, forão discutidos amplamente diversos assuntos em mais de 100 sessões, divididos em subtemas como: Políticas públicas que permitam o acesso; Criação de conteúdo, Disseminação e uso; a Internet como uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento; Internet e Direitos Humanos;IGF e O Futuro do ecossistema da Internet, entre outros.
 
Sobre o Internet Governance Forum
 
Em 2006, atendendo a uma demanda apresentada pela Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação da ONU (UN World Summit on the Information Society – WSIS), o então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, criou o IGF com o objetivo de ser um espaço de debate democrático e transparente sobre governança da Internet, do qual fazem parte governos, sociedade civil organizada, comunidade técnica, setor privado e academia. O Fórum se reúne anualmente para discutir e aprofundar alguns temas de interesse. Alguns países – como a Rússia, por exemplo – criticaram essa separação no passado, propondo uma integração entre o IGF e o evento high-level da WSIS, organizado todos os anos pela International Telecommunication Union (ITU).

Fonte: Bertoni