Ir para o conteúdo

TIE-Brasil

Voltar a TIE-Brasil
Tela cheia Sugerir um artigo

Blogueiros se mobilizam contra censura

6 de Setembro de 2012, 21:00 , por Bertoni - 0sem comentários ainda | No one following this article yet.
Visualizado 378 vezes
O atual prefeito de Curitiba Luciano Ducci entrou na justiça e conseguiu tirar do ar o Blog do Tarso. O motivo alegado foi a divulgação de enquetes que colocavam Ducci como o pior prefeito da cidade nos últimos tempos. Tarso Cabral Violin, advogado responsável pelo blog - e pessoa física -, foi multado em mais de R$100 mil pelo TREPR. O blogueiro entrou com um recurso, negado pelo tribunal regional. A decisão agora vai para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Revoltados com essa forma jurídica de censura, blogueiros de Curitiba se reuniram em 03/09 no Sindijor para decidir quais atitudes seriam tomadas em relação ao ocorrido.
A vereadora Professora Josete (PT/PR), presente na reunião, confirmou que fará uma nota de apoio e solidariedade ao blogueiro censurado. “Esse tipo de atitude não é surpreendente vinda de onde veio. A política do grupo que está na prefeitura é essa: ou se pensa igual ou é visto como inimigo. Nós precisamos superar essa lógica”, define.

No encontro foi definida a realização de uma campanha contra a atitude do prefeito e a favor da liberdade de expressão. O primeiro ato, fora a mobilização na internet, será no Grito dos Excluídos, marcado para o dia 7 de setembro.

Reunião define futuro do movimento

Outra reunião dos blogueiros foi realizada na última quinta-feira (30). O assunto abordado foi o futuro do movimento. Entre os pontos de pauta estava o esclarecimento sobre datas e demais pormenores dos encontros estadual, nacional e internacional de blogueiros. O encontro nacional, com representantes de todos os estados brasileiros, deve acontecer somente em 2014 – em 2013 será a vez do encontro internacional, a ser realizado novamente em Foz do Iguaçu.

Em âmbito estadual, foi definida uma comissão responsável pela realização do 2º Paraná Blogs, encontro de blogueiros, redes sociais e cultura digital do Paraná. Outro projeto estabelecido durante a reunião foi uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Curitiba e outras cidades paranaenses. Durante a primeira semana de setembro serão desenvolvidas as perguntas e será estabelecido o contato com as campanhas. 

Autor: Bruno Zermiani, supervisionado por Manoel Ramires

Fonte: Sismuc

 

 


Tags deste artigo: liberdade de expressão blogoosfero blogosfera progressita mobilização organização

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos realçados são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar