Ir para o conteúdo

TIE-Brasil

Voltar a TIE-Brasil
Tela cheia Sugerir um artigo

Guarux: um exemplo de tecnologia livre apropriada

10 de Outubro de 2015, 15:54 , por Feed RSS do(a) Espírito Livre - | No one following this article yet.
Visualizado 77 vezes

01-05-2013_logoGuarux

O conceito de tecnologia apropriada aparece como uma das técnicas mais antigas de adequação às necessidades presentes na população. Esta técnica existe desde os tempos mais remotos e visa se utilizar de mecanismos tecnológicos que facilitem e colaborem para o desenvolvimento do cidadão e da vida em sociedade.

E é baseado neste conceito que se insere este estudo, cujo objeto de estudo é o Guarux, sistema operacional da Prefeitura de Guarulhos e seu enquadramento como tecnologia apropriada nos dias atuais.

O Guarux é baseado na distribuição Ubuntu, do Linux e foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DIT), da Prefeitura de Guarulhos, no ano de 2009, visando minimizar os custos e adequação às diretrizes do governo federal. Além disto, o Guarux acabou sendo utilizado também para a inclusão sociodigital, por meio do projeto Telecidadania, os telecentros da cidade de Guarulhos.

Por causa de sua especificidade como software livre e, por sua vez, gratuito, o Guarux acabou sendo adotado pelas prefeituras municipais de Matão e Osasco, que viram nele, um software adequado aos seus projetos de inclusão digital.

Analisando todo o contexto, percebemos a relevância do Guarux para a inserção sociodigital na cidade de Guarulhos, Matão e Osasco. Tal sistema permitiu um maior acesso das pessoas aos benefícios da internet e da computação, fazendo com que as mesmas se apropriassem de conhecimentos importantes para a vida em sociedade no Século XXI.

Os telecentros guarulhenses, bem como a adoção do Guarux nos órgãos públicos, fez com que a cidade de Guarulhos se adequasse às diretrizes federais sobre democratização da informação e utilização de softwares proprietários.

A adoção desta tecnologia pelas cidades de Matão e Osasco mostra como o Guarux se tornou relevante e notável dentro e fora da cidade de Guarulhos, sendo um exemplo prático de como informatizar as organizações públicas com baixo custo e boa qualidade técnica.

Informatizar um governo requer tempo e aporte financeiro para tal, e a utilização do Guarux em Guarulhos vem de encontro a este ideal, pois permitiu a informatização com grande redução de gastos, através de um sistema prático e eficiente.

Com informações de Guarux.


Fonte: http://blogoosfero.cc/espiritolivre/blog/guarux-um-exemplo-de-tecnologia-livre-apropriada