Ir para o conteúdo

TIE-Brasil

Voltar a TIE-Brasil
Tela cheia Sugerir um artigo

História da OLT

29 de Setembro de 2016, 13:14 , por Flavio Casas de Arcega - | No one following this article yet.
Visualizado 107 vezes

Logo olt big Origem da OLT

A Organização por Local de Trabalho (OLT) tem sua origem nas comissões de segurança, criadas pelo Estado da Inglaterra, como resultado dos protestos dos trabalhadores contra as péssimas condições de trabalho.

Os pontos críticos em que ocorria grande número de acidentes era na mineração subterrânea e na indústria têxtil. Porém os acidentes eram vistos pelos trabalhadores, neste período, como “castigo”.

1662 – 1o ato importante de protesto dos mineiros contra os patrões, exigindo a instalação de sistemas de ventilação nas minas e proteção contra acidentes. Os trabalhadores romperam com a noção de que os acidentes eram castigo;

1864 – Nasce em Londres a Primeira Associação Internacional Operária;

1895 – Instituição dos primeiros Delegados de Segurança nos locais de trabalho, na Bélgica;

1906 – Os mineiros britânicos também conquistaram o direito de designar representantes como inspetores de segurança do trabalho.

 

Origem da OLT no Brasil

A história sindical brasileira foi marcada por forte influência do movimento comunista que organizava nas empresas as chamadas “células”, onde só era permitido a participação de trabalhadores (as) filiados ao partido.

Foco principal de atuação era a luta política e ideológica de classe, sem estar voltada para a atuação e intervenção no sindicato, até porque eram controlados por agentes da polícia política pra mantê-los a serviço do desenvolvimento capitalista.

Com a reorganização do sindicalismo independente do Estado e dos patrões e a derrocada do regime militar que governou o Brasil de 1964 a 1984, formas de OLT independentes – como Comissões de Fábrica – voltaram a ser organizadas, enfrentando todo tipo de resistência e repressão dos patrões e do Estado;

Na Constituição Federal promulgada em 1988 conquistamos a garantia da obrigação de eleição de um delegado sindical nas empresas com mais de 200 empregados.

Fonte: História da Organização por Local de Trabalho - http://www.appsindicato.org.br/adm/multimidia/coletivos/caminhoarquivo/18.pdf

Leia também:


Fonte: OLT