Go to the content

TIE-Brasil

Go back to TIE-Brasil
Full screen Suggest an article

Senge defende manutenção do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia

December 5, 2014 12:18 , by Bertoni - | No one following this article yet.
Viewed 47 times

Governo do Estado quer extinguir autarquia cujo trabalho é importante no suporte à agricultura familiar no Paraná.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), encaminhou ofício aos 54 deputados estaduais em defesa da não extinção do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) pelo governo do Estado. O Projeto de Lei 508/14 pelo fim da CPRA, de autoria do Poder Executivo, tem os pareceres favoráveis das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Finanças da Assembleia Legislativa do Paraná e seguirá para votação em plenário nos próximos dias.

No entendimento do Senge, a medida significa retrocesso e deixa os agricultores familiares paranaenses sem uma importante estrutura de suporte. “O Paraná, que construiu a sua história tendo a agricultura como matriz do seu desenvolvimento, não pode prescindir de um núcleo de referência e promoção do ensino, capacitação e articulação junto a agricultores familiares, estudantes, educadores, consumidores e profissionais de diversas áreas e instituições como é o CPRA. A agroecologia, com o fomento à cultura de produtos livres de agrotóxicos, é um importante alicerce para viabilizar a agricultura familiar”, destaca o presidente do sindicato, Carlos Roberto Bittencourt, no ofício enviado aos parlamentares.

Na opinião de Bittencourt, justificar o fechamento deste Centro como medida para sanear as finanças do Estado demonstra equívoco de planejamento, desprezo com o trabalho de agentes públicos e falta de visão de futuro e de compromisso com a agroecologia. “A verdadeira ação de governo nesta área estaria no investimento no CPRA e em toda a estrutura de trabalho e pesquisa agropecuária no Paraná e não na extinção do CPRA.”

Clique aqui e assista ao vídeo institucional do CPRA

Fonte: http://www.senge-pr.org.br/noticia/senge-defende-manutencao-do-centro-paranaense-de-referencia-em-agroecologia/